Sindicato Rural
Fale Conosco

Em Uberaba, primeiro sítio de geoparque é inaugurado no Parque Fernando Costa

Instituições de Uberaba envolvidas no projeto de geoparque inauguraram no último sábado (28) a praça do primeiro sítio que integra o projeto macro de sítios e geossítios do município. A praça do "Sítio ABCZ" fica dentro do Parque Fernando Costa.

O Sítio ABCZ é composto por três espaços: Museu do Zebu, local que guarda a memória e a história da pecuária zebuína no Brasil; Museu a Céu Aberto, composto pelo patrimônio histórico e artístico do Parque, onde é possível conhecer aspectos da arquitetura, paisagismo e pessoas que marcaram a história de Uberaba; e Sede Nacional da ABCZ, maior instituição de pecuária do mundo com cerca de 20 mil associados de todos os estados da Federação e de diversos países.

O projeto "Geopark Uberaba", segundo a equipe envolvida, busca potencializar os valores turísticos de relevância nacional e internacional da cidade para apresentar ações realizadas à Rede Global de Geoparques da Unesco, a fim de se tornar Patrimônio Natural da Humanidade em 2019. Os trabalhos vêm sendo desenvolvidos por diversos grupos de trabalho, e novas instalações devem ser inauguradas como parte das ações e projetos em implementação.

 

“Estamos todos trabalhando numa ideia brilhante e que dará muitos resultados, com certeza. O turismo é a nova indústria, pois toda cidade quer receber turista. Assim, temos que preparar nossa infraestrutura, criar atratividades. E quando colocamos o Geoparque Uberaba, com sítios e geossítios que vão ser estabelecidos, vamos convencer a Unesco que nós podemos ser um dos 140 Geoparques do mundo e isso coloca Uberaba e toda a nossa região em um patamar diferenciado do turismo no mundo”, destacou o prefeito Paulo Piau.

Luiz Carlos Borges Ribeiro, idealizador do projeto Geoparque Uberaba, ressaltou que são mais de 40 profissionais envolvidos diretamente no projeto.

Já a reitora da UFTM, Ana Lúcia de Assis Simões, aproveitou a oportunidade para anunciar o compromisso de Peirópolis como segundo sítio a ser lançado dentro do geoparque Uberaba.

Companhia da Mídia